Demo

 

Não tem cura e sem acompanhamento médico

pode ser FATAL!

Ajude-nos a combater a Anemia Falciforme.

Contribua. Participe. Divulgue.

sintomas
  • Home
  • Anemia Falciforme
  • Quais os Sintomas?

Quais são os Sintomas?

O QUE SENTE UMA PESSOA COM ANEMIA FALCIFORME? 

Os sintomas podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Dependem da idade, da alimentação e dos cuidados que se tem com a doença.

As pessoas com anemia falciforme podem até não apresentar ou não ter quase nenhum sintoma mas existem alguns pacientes que, mesmo com acompanhamento médico adequado, têm crises muito graves com dores ósseas e na barriga, infecções de nalguns casos podem sofrer derrames cerebrais, ficando com lesões graves e definitivas e ainda complicações devido a danos ocorridos ao longo do tempo, nos órgãos mais importantes, tais como o fígado, os pulmões, o coração e os rins e por vezes necessitam de várias transfusões de sangue com urgência.

Alguns doentes podem ter crises mais intensas e mais rápidas, variando a gravidade e o tipo conforme a idade da pessoa. Na idade adulta também é comum o aparecimento de úlceras (feridas) nas pernas, de difícil cicatrização.

Os bebés têm mais infecções e dores com inchaço nas mãos e nos pés e nas crianças maiores, as dores estão mais localizadas nas pernas, nos braços e na barriga.

Os sintomas que costumam aparecer no primeiro ano de vida e são:

1. A criança chora muito, está irritada e não tem apetite - Significa que está com dores: É o sinal mais frequente. A criança pode ter dores nos ossos e articulações, na barriga, ou noutra parte do corpo. Pode acontecer várias vezes por ano, geralmente quando está mais frio, quando há infecções ou quando não bebe água suficiente.

2. A criança está cansada e tem muito sono – é um sintoma de anemia. Esta anemia não se consegue curar com vitaminas e vai fazer parte da vida do seu filho.

3. Olhos amarelados e urina escura – são sinais de icterícia e não devem ser confundidos com hepatite. Se o seu filho tem anemia falciforme, dê sempre essa informação aos médicos, enfermeiros e técnicos que o acompanham.

4. Barriga inchada – pode significar que a criança tem o baço aumentado e é uma emergência! Se o seu filho tem este sintoma, leve-o imediatamente ao hospital. Peça ao seu médico para lhe ensinar a apalpar o baço, para que você o possa controlar regularmente.

5. Febre alta, tosse ou diarreia – podem ser sinais de infecção e habitualmente aparecem como uma simples gripe ou constipação. Para além da dor que provoca, a infecção agrava a anemia e é a principal causa de morte. Os bebés que sofrem de anemia falciforme têm que tomar antibióticos para tratar e prevenir infecções. Fale com o seu médico sobre isto.

6. Mão e pés inchados e avermelhados – se notar que o seu filho tem os punhos e os tornozelos inchados e vermelhos, procure ajuda médica. Mantenha-lhe essas partes do corpo quentes (luvas e meias) e dê água à criança.