Sucesso no Lançamento da Campanha de Sensibilização para a Anemia Falciforme
Luanda, 20 de Junho de 2014
A organização da Campanha de Sensibilização para a Anemia Falciforme em Angola agradece a presença das entidades oficiais, empresas e jornalistas que ontem marcaram presença no lançamento oficial desta iniciativa, no Museu Nacional de História Militar (MNHM).
O evento contou com a presença da Senhora Directora Nacional de Saúde Pública, Dra. Adelaide de Carvalho, em representação de Sua Exª o Senhor Ministro da Saúde, Dr. José Van-Dúnem. Estiveram também presentes o Dr. Luís Bernardino, em representação da Directora do Hospital Pediátrico David Bernardino (HPDB), Dra. Victória do Espírito Santo, a Dra. Brígida Santos, Responsável pela Consulta da Anemia Falciforme do HPDB e a Dra. Vysolela de Oliveira, responsável pelo Laboratório do Teste do Pezinho da mesma instituição e Assessora Científica da campanha. Na mesa esteve ainda o Sr. Tenente-General Silvestre Francisco, Director do MNHM.
A cerimónia contou com diversos responsáveis de empresas cuja contribuição para a causa da anemia falciforme tem sido e continuará a ser preciosa no combate à doença. Entre estas entidades, destacam-se:
- A Chevron, enquanto parceiro privilegiado do Ministério da Saúde na promoção do Programa do Teste do Pezinho e na criação dos Laboratórios de Luanda e de Cabinda;
- A Refriango, que está já a apoiar a consulta da anemia Falciforme com o fornecimento gratuito de águas para a hidratação dos doentes, medida fundamental no combate à doença;
- O Grupo Arena que, pela experiência e especialização na produção de eventos de excelência será um parceiro de inestimavel valor na organização de eventos culturais a favor da campanha.
Alexandra Simeão, coordenadora da campanha recorda que esta foi “formalmente aprovada por Sua Excelência o Senhor Ministro da Saúde em 18 de Março, tendo sido lançada ontem, no Dia Mundial da Doença Falciforme”. Segundo a responsável, “as pessoas têm visitado a página e mostram muita vontade de participar. Ao fim de algumas horas já tínhamos 500 gostos.”
A responsável acrescenta, “é nitidamente uma causa com a qual a população se identifica. Mesmo quem não tem a doença, muito provavelmente tem um familiar ou um amigo próximo com este problema.”
Para que a informação possa chegar ao maior número de pessoas, a organização convida todos os angolanos a visitar e partilhar a página do Facebook: www.facebook.com/AnemiaFalciformeAngola
Tags: Hospital Pediátrico David Bernardino, Anemia Falciforme,, Cerimónia de lançamento, Alexandra Simeão,