Demo

Objectivos

    • ANGARIAR VERBAS DESTINADAS A AUMENTAR A CAPACIDADE DE RESPOSTA DO CADA:
      • Ampliação das instalações
      • Aquisição de equipamento - Doppler
      • Formação de Técnicos

    • INFORMAR E SENSIBILIZAR A POPULAÇÃO ANGOLA
      • Promover uma Campanha Media (rádio, tv, outdoor, imprensa escrita)
      • Acções de Sensibilização junto da população jovem
      • Ciclo de Palestras para Técnicos de Saúde
bebe1

Fundamentos e Missão da Campanha

LOGO HPDB
NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Cara Dra. Alexandra Simeão

No âmbito da campanha que em boa hora iniciou no sentido de dar mais informação e visibilidade às Doenças de Células Falciformes (Drepanocitose), e de suscitar apoios do Estado e da Sociedade Civil no sentido de se melhorar a assistência a estes doentes, eu venho sugerir-lhe como um objectivo a atingir o apoio à ampliação das instalações do CADA (Centro de Apoio ao Doente Anémico), que foi criado em 2006 no Hospital Pediátrico com um financiamento da ESSO.

Este Centro proporciona assistência programada e de urgência a milhares de crianças drepanociticas, recrutando anualmente cerca de 1500 novos doentes.

Sabendo-se contudo que a doenças existe em todo o território nacional, a consulta, se bem que muito frequentada e com grande sobrecarga, não atende todas as crianças de Angola, nem mesmo de Luanda.

Impõe-se por consequência:

 

1. Ampliar as instalações, duplicar o laboratório, e instalar mais recursos diagnósticos (Doppler intracraniano);
2. Descentralizar em Luanda e criar estruturas similares em cada província;
3. Capacitar, por consequência, médicos, enfermeiros e técnicos para actuarem nas novas estruturas criadas.

 

Para este efeito há um projecto de ampliação das actuais estruturas, que prevê um 3º piso para alojamento de pessoal que venha das províncias para fazer formação.

Já temos para este projecto uma contribuição importante do BFA, que permitirá renovar o laboratório ampliado que está projectado.

Contudo, a construção vai custar o equivalente a USD 300.000.

Conseguirmos donativos que nos auxiliem a pagar esta soma, é uma meta que sugiro para a campanha que estamos a dinamizar.

Aceite os meus muito cordiais cumprimentos,

 

Dr Bernardino

 

 Luis Bernardino
 Pediatria - NID, HPDB

Como tudo começou...


AVPS 

 

 Alexandra de Victória Pereira Simeão

 

Preocupada com o aumento de novos casos de Anemia Falciforme em Angola, doença que atinge mais de 3 milhões de cidadãos angolanos, com cerca de 1500 novos casos por ano, sendo particularmente constrangedora no caso das crianças e depois de ter tomado conhecimento da vida de alguns doentes falciformes e das lutas diárias a que estão sujeitos devido a esta doença, decidi doar os meus lucros de autora do Livro KALUCINGA a favor de uma Campanha de Sensibilização sobre a Anemia Falciforme.

Desde Fevereiro em conjunto, temos vindo a criar as condições, para a organização de todos os pormenores que uma campanha desta natureza merece e exige.

Foi nossa intenção, desde o início, levar a Campanha ao conhecimento do Ministério da Saúde, para que este fosse um acto aprovado pela tutela e com ela pudéssemos trabalhar no que ao rigor científico diga respeito. Foi assim que no dia 18 de Março de 2014, Sua Excelência, Senhor Ministro da Saúde, Dr. José Van-Dunem, fez a aprovação formal da Campanha, depois de apresentada por nós, numa reunião, convocada pelo Senhor Ministro, onde estiveram presentes todos os intervenientes institucionais que lidam com a Anemia Falciforme em Angola.

Contámos, igualmente, com a presença da Chevron na qualidade de parceiro privilegiado do Ministério da Saúde na promoção do Programa do Teste do Pezinho e da instalação dos Laboratórios de Luanda e de Cabinda.

Reunimos em seguida com a Direcção e Responsáveis da Consulta da Anemia Falciforme, do Hospital Pediátrico de Luanda, nomeadamente o Dr. Luis Bernardino e a Dra. Vyssolela de Oliveira, que, de forma exaustiva, nos elucidaram acerca dos progressos e constrangimentos relativos a esta doença.

Depois destas tarefas prévias consideramos que estão criadas as condições para promover a Campanha de Sensibilização sobre a Anemia Falciforme, cujo início formal será no dia 19 de Junho, que é o Dia Internacional da Anemia Falciforme, contando com o apoio da Consulta de Anemia Falciforme do Hospital Pediátrico de Luanda, com quem temos trabalhado desde então.

Esta é uma Campanha da Sociedade Civil que de forma solidária se une em torno de uma Causa que a todos diz respeito, com o objectivo de Semear Esperança e Multiplicar Sorrisos através de um alerta que visa salvaguardar a diminuição de novos casos desta doença.

A todos os que já estão a participar e a todos os que vão participar, Bem Hajam.

Sem o vosso apoio e sem a vossa presença não teria sido possível chegarmos até aqui!