Demo

 

Antes que nasçam,

declara amor aos teus filhos

Sabes se és portador de anemia falciforme?

Se estás num relacionamento, se pensas em ter filhos informa-te sobre esta condição e age em consciência.

barriga
  • Home
  • Anemia Falciforme
  • Diagnóstico e Despiste

Como é feito o diagnóstico?

Através do Teste do Pezinho. Este exame deve ser feito a todos os bebés, na primeira semana de vida, antes de saírem da maternidade. É um teste rápido e permite detectar hemoglobinopatias como a anemia falciforme.

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples e sem qualquer risco, que permite detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebé. Trata-se de uma pequena “picada” no calcanhar do bebé para retirar algumas gotas de sague. É rápido e a única coisa que o bebé sente é essa pequena picada. Por ser extremamente eficaz e simples, este exame é prática comum um pouco por todo o mundo.

Quando se deve fazer o Teste do Pezinho?

Para ter a máxima qualidade, deve ser feito entre o 3º e o 7º dia de vida. Faz-se quando o bebé já está com alimentação láctea e ainda na maternidade.

Caso não seja mesmo possível fazer nessa primeira semana, não se deve esperar mais do que um mês, já que certas doenças têm que ser diagnosticadas antes disso. MUITO IMPORTANTE: a maior parte das doenças investigadas no Teste do Pezinho são assintomáticas no período neonatal, isto é, não apresentam sintomas nos primeiros 28 dias de vida.

O teste deve por isso ser feito assim que possível, para detectar eventuais problemas e evitar complicações. Se o teste confirmar que o seu bebé tem anemia falciforme, é muito importante que siga as instruções do seu médico com muito cuidado. Todos sabemos que a doença provoca sofrimento e pode ser muito perigosa mas, com acompanhamento médico, o seu filho poderá crescer e viver com qualidade.

O TESTE DO PEZINHO É A ÚNICA FORMA DE DIAGNÓSTICO?

Não, mas é a forma mais eficaz de ter a certeza e deve ser feito a todos os bebés, até porque permite identificar outras doenças para além da anemia falciforme.

As crianças mais crescidas, os adolescentes e os adultos que não tenham feito o teste do pezinho quando eram bebés, podem fazer outro exame - eletroforese de hemoglobina - para ficarem a saber se têm anemia falciforme ou traço falciforme.

Se não fez qualquer exame de diagnóstico e quer ter a certeza, fale ao seu médico sobre isto.